segunda-feira, 24 de novembro de 2025

LINHA DE TEMPO DA REGIÃO DE GILEADE

 1. Período Patriarcal (c. 1800 a.C.)

 1.1. Jacó e Labão fazem aliança em Gileade

Gênesis 31:44–54

Jacó, ao fugir de Labão, estabelece em Gileade um “montão do testemunho” (Galeede/Mizpá). A região se torna símbolo de pacto, reconciliação e limites. Este é o primeiro marco bíblico em que Gileade aparece como território estratégico para acordos e segurança.


 2. Conquista e Organização Tribal (c. 1400 a.C.)

 2.1. Tribos a leste do Jordão recebem Gileade

Números 32; Deuteronômio 3:12–17; Josué 13:24–31

Antes da entrada completa em Canaã, Rúben, Gade e metade de Manassés escolhem Gileade por suas pastagens e fertilidade. Isso estabelece o território como a “porta oriental” de Israel, funcionando como barreira contra amonitas, moabitas e arameus.


 3. Período dos Juízes (c. 1250–1050 a.C.)

 3.1. Jair, juiz de Israel, governa a partir de Gileade

Juízes 10:3–5

Jair, um importante líder, vive e administra suas cidades em Gileade. Sua atuação reforça que o território se tornou polo administrativo e militar durante esse período fragmentado.

 3.2. Opressão amonita e pedido de um líder militar

Juízes 10:6–18

Amon opõe-se violentamente à região de Gileade. O povo busca um comandante e pede reconciliação com Jefté, revelando vulnerabilidade e ao mesmo tempo centralidade política da região.

 3.3. Jefté lidera Gileade contra Amon

Juízes 11 - A batalha decisiva contra os amonitas ocorre em Gileade. Jefté se torna juiz por seis anos. Seu voto trágico marca não só a história de Israel, mas também a imagem de Gileade como região de batalhas críticas.

 3.4. Conflito interno entre Efraim e Gileade — “Shibbolet”

Juízes 12:1–6

Na passagem do Jordão que liga Gileade ao oeste, ocorre o famoso teste linguístico. Isso demonstra que Gileade era ponto de controle estratégico entre Israel oriental e ocidental.


 4. Estabelecimento da Monarquia (c. 1050–930 a.C.)

 4.1. Jabes-Gileade e a ascensão de Saul

1 Samuel 11

Amon cerca Jabes-Gileade, e Saul livra a cidade em sua primeira grande vitória. Esse evento sela sua legitimidade como o primeiro rei. Gileade se torna região emblemática de aliança entre a casa de Saul e seus defensores.

 4.2. Lealdade pós-morte de Saul

1 Samuel 31:11–13

Os homens de Jabes-Gileade resgatam os corpos de Saul e seus filhos. A ação mostra a conexão profunda entre Saul e essa região, reforçando seu valor político e emocional no início da monarquia.

 4.3. Davi refugia-se em Maanaim, em Gileade

2 Samuel 17–19

Durante a rebelião de Absalão, Davi atravessa o Jordão e estabelece sua base em Maanaim, cidade fortificada de Gileade. Os habitantes apoiam Davi com suprimentos e abrigo. Isso revela o prestígio e segurança militar do território.

 

5. Monarquia Dividida: Reino do Norte (c. 930–722 a.C.)

 5.1. Guerras por Ramote-Gileade

1 Reis 22; 2 Reis 8–10

Ramote-Gileade torna-se um dos locais mais disputados entre Israel e Aram-Damasco. Acabe morre em batalha tentando retomá-la. Décadas depois, Jeú é ungido ali por um emissário de Eliseu, e sua revolução política nasce em solo gileadita.

 5.2. Ministério de Elias e Eliseu

2 Reis 2:1; 4–10

Elias é chamado “o tisbita, dos moradores de Gileade”, conectando a região com profetismo poderoso. Eliseu atua diversas vezes no território, inclusive enviando o profeta que ungiu Jeú.


 6. Profetas e críticas (c. 760–700 a.C.)

 6.1. Amós denuncia abusos em Gileade

Amós 1:3,13; 6:1

A profecia menciona a brutalidade das guerras envolvendo Gileade, especialmente a crueldade dos sírios e dos amonitas. A região aparece como símbolo das tensões constantes no leste.

 6.2. Oséias acusa corrupção e violência

Oséias 6:8; 12:11

Gileade é descrito como lugar contaminado por injustiça e idolatria durante o declínio moral do reino do norte.

 

7. Exílio e Era Pós-Exílica (c. 586–400 a.C.)

 7.1. Gileade como promessa futura

Zacarias 10:10

O profeta vê Gileade como parte da herança que Deus ainda restauraria ao Seu povo.

O nome se torna símbolo de recuperação, segurança e identidade nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário